Café e seus Benefícios

 

      Efeito estimulante.

      Efeito emagrecedor.

      Melhora o desempenho nos exercícios.

      Melhora a concentração.

      Bom para os músculos.

      Protege o sistema respiratório.

      Prevenção do Parkinson.

      Diminui o risco de depressão.

 

Estímulo ao sistema digestivo

O café pode ter efeitos positivos no sistema digestivo, pois pode estimular a produção de enzimas digestivas e aumentar a motilidade intestinal. Isso pode ajudar na digestão, aliviando a constipação em algumas pessoas. 

 

Antioxidante

O café é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Os antioxidantes presentes no café, como os ácidos clorogênicos e os polifenóis, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

 

O café pode ajudar no
emagrecimento

 

Alguns componentes do café, principalmente a cafeína, a teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina ativam o sistema nervoso autônomo, o que provoca aumento na produção de adrenalina pelas glândulas suprarrenais.

A adrenalina, por sua vez, aumenta a quebra de células de gordura e libera os ácidos graxos livres, que é a gordura estocada. O corpo utiliza então esses ácidos graxos livres como fonte de energia.

Um estudo publicado na revista Scientific Reports, em 2019, mostrou que uma xícara de café pode ajudar a perder peso ao estimular a gordura marrom, que queima calorias para gerar calor corporal.

 

Reduz dores de cabeça

A substância pode ser encontrada inclusive na formulação dos medicamentos frequentemente utilizados no combate às dores de cabeça.

 

Ajuda a melhorar sintomas respiratórios

 

Estudos da Universidade do Porto, mostraram que pessoas que consomem café têm 30% menos chance, em média, de desenvolver sintomas como a asma, quando comparados a indivíduos que não consomem a bebida.

Os resultados consideram um consumo moderado da bebida, de 50 a 300ml por dia – quantidade que representa cerca de 3 a 5 xícaras.

Além disso, a cafeína tem efeito broncodilatador (auxilia na respiração), o que revela outros benefícios do café, como a redução da fadiga dos músculos respiratórios e melhora da função pulmonar em até duas horas após o consumo.

Outros estudos também sugerem a redução de sintomas e de manifestações clínicas da asma, benefícios de tomar café a longo prazo.

Consumo moderado em alguns casos

 

Café e seus benefícios

Para que qualquer pessoa possa se beneficiar dos ativos presentes no café, o consumo deve ser moderado, principalmente em se tratando de pessoas mais sensíveis à bebida, levando em consideração as necessidades e a tolerância individuais.

 

É importante notar que o efeito do café no sistema digestivo pode variar de pessoa para pessoa, e que alguns indivíduos podem experimentar efeitos negativos, como irritação gástrica devido ao consumo excessivo de café. Por outro lado, abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.

Em geral, a dose diária de cafeína recomendada para que a bebida tenha efeitos positivos no organismo é de até 400 miligramas, quantidade equivalente a cerca de cinco xícaras pequenas, no máximo ou de 3 a 4 xicaras de café expresso.

Até chegar à mesa do consumidor, o café passa por várias etapas, que incluem o plantio, a colheita e o processamento, que pode ser feito com diferentes técnicas.

Os grãos podem ser moídos, torrados ou até mesmo fermentados, e essas diferenças também impactam nos benefícios do café consumido no dia a dia. A produção de café no Brasil em 2025 está estimada em 55,7 milhões de sacas, de acordo com a Conab. 

 

E aí? Vai uma Xícara de Café?

 

Abraços, Crys Gonçalves